em Notícias

    O eSocial trouxe muitas mudanças para o dia a dia das empresas. Até hoje, muitos não sabem quais os riscos do eSocial para as empresas, com as obrigações do governo cada vez mais informatizadas, as empresas ficam muito mais sujeitas a pagarem multas se não cumprirem os prazos de acordo com a lei. Hoje uma das maiores preocupações está com eSocial e SST.

    O eSocial exigirá que as empresas enviem diversas informações relacionadas a Saúde e Segurança do Trabalho. Caso não sejam enviadas, podem sofrer multas altas.

    A partir de janeiro de 2020, será preciso transmitir as informações abaixo pela plataforma simplificada instituída pela Lei de Liberdade Econômica. O portal oficial do eSocial apontou as principais alterações relacionadas a pontos trabalhistas e previdenciários:

    Os eventos de SST serão reduzidos de seis para quatro. Serão mantidas as informações necessárias apenas para a substituição do CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho) e PPP(Perfil Profissiográfico Previdenciário).

    A tabela de riscos será reduzida de 1.200 itens para cerca de 300.

    Evento S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho – informações de exercício de atividade em ambiente do próprio empregador ou de terceiro não precisam constar de tabela. Podem migrar para o evento S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco que, por sua vez, também será simplificado.

    Evento S-2221 – Exame Toxicológico do Motorista Profissional – a portaria que exigia a informação referente ao exame toxicológico no CAGED será revogada e o evento perderá sua função.

    Segue dicas de como as empresas podem evitar multas:
    – Se aprofundar nos requisitos relacionados SST
    – Atuar conforme as exigências da legislação
    – Definir os processos e compartilhar com todos os envolvidos
    – Aumentar a integração entre os setores de SESMT/RH e DP
    – Ter sistema de confiança adequado ao layout do eSocial para que as informações sejam enviadas e gerenciadas de forma segura.
    – Desenvolver objetivos e metas junto ao SESMT

    Consultoria eSocial

     

    Postagens Recomendadas