em Notícias

    Se falando em prevenção da Boneca Momo, primeiramente devemos orientar nossos filhos sobre como consumir conteúdo online.

    Viralização da Boneca Momo
    Preocupados com uma corrente no WhatsApp que dizia existir vídeos no YouTube Kids em que a boneca Momo ensinava as crianças a se matar cortando os pulsos, milhares de pessoas do Brasil e do mundo, não pensaram na prevenção para inibir a propagação e ajudaram de forma involuntária a disseminar justamente o que temiam que seus filhos vissem.

    Prevenção para Boneca Momo, como fazer?
    Se falando em prevenção da Boneca Momo, primeiramente devemos orientar nossos filhos sobre como consumir conteúdo online. Essa orientação envolve também monitorar as atividades das crianças nas redes sociais.
    Alguns pais dizem não fazer isso, pois estariam invadindo a privacidade de seus filhos. Isso é muito bonito na teoria, mas não faz o menor sentido na prática, pois os pequenos ainda não têm desenvolvido o necessário discernimento para navegar livremente pela rede. Portanto, os adultos devem acompanhar, sim, tudo o que os pequenos fazem, inclusive conhecer todas as suas senhas e instalar programas de monitoramento.
    Os pais também devem explicar, de uma maneira franca, os perigos que existem nas redes. E deixar sempre aberto o canal de comunicação com seus filhos, de uma maneira que eles se sintam protegidos, sem julgamentos e com confiança.

    Como a Boneca Momo surge?
    Há relatos de aparição da boneca Momo no meio de vídeos do Youtube em que crianças fazem slime ou em episódios de desenho e até em clipes de músicas infantis. Tudo isso no YouTube Kids, plataforma criada exclusivamente para os pequenos. Momo aparece repentinamente dando instruções, em inglês, de como cometer suicídio.
    Além de a mensagem de voz da Momo ensinar como cortar os pulsos com diversos objetos que certamente estão presentes em casa, há também imagens demonstrando o ato, fazendo com que se torne facilmente imitável pelas crianças. O YouTube Brasil disse que a Momo não foi encontrada por sua equipe no conteúdo da plataforma.

    Postagens Recentes